A Tecnologia da Informação e Comunicação



Tudo que fazemos hoje depende de comunicação, já dizia o velho Chacrinha, “Quem não se comunica se estrumbica” e é verdade. No inicio da década de 90, a tecnologia da informação se baseava muito na informática, e claro todo tipo de tarefa era realizada em um PC, ou mesmo em uma arquitetura de cliente servidor que era basicamente exclusivo como um terminal simples e que executava comandos apenas advindos dos seus servidores e sistemas dedicados, os anos foram passando e essa velha e arcaica arquitetura foi-se, não apenas os conceitos mas o ainda tão usado PC irá um dia entrar nos halls dos museus da progressão da informática, quem diria que um dia fossemos capazes de realizarmos quase todas as tarefas de longe, de um smartfone que é apenas um celular, ou mesmo de um tablete, chega até ser engraçado. A informática fundiu-se na tecnologia da informação e até pouco tempo com a sigla IT ou TI e hoje já tivemos uma evolução que é a TIC que é apenas a tecnologia da informação e comunicação, alguém percebeu o estalo que teve Chacrinha quando falou aquela tão famosa frase? E o que isto quer dizer? Que de alguma forma estamos conectados, o simples fato de encaminhar um mail ou mesmo uma imagem a algum amigo, mesmo aquele que não vê a anos, já o faz pertencer a este mundo, e o que diríamos das comunicações convencionais como telefones e cartas, nada de mais apenas que ela evoluiu junto com a TIC.
No inicio dos anos 2000 presenciei e trabalhei com a tecnologia de videoconferência que na época era moderníssima e claro muito cara, mas hoje além de barata e acessível a muitos ela é bem melhor no aspecto da tecnologia em si, isto quer dizer que a imagem de uma pessoa em HD é mais nítida e detalhista que ao olho nú. Tem muita gente que fica até bonita pela aquela TV de LED com alta definição e resolução em 3D do que pessoalmente, isto eu já presenciei. Entretanto o contrário também é reciproco, a pouco tempo o governo federal investiu milhões em videoconferência pois só o fato de investir em treinamentos e cursos do seu pessoal já valia todo o investimento . 
A TV que vendem nos magazines e lojas de tecnologias são as que fazem você ser mais que apenas aquele velho espectador , e a própria TV digital mesmo em fase de plena evolução será na verdade a maior fonte de integração humana da história de todos os tempos; veja bem o que quero dizer é que em breve estaremos assistindo a um jogo de futebol ou de vôlei que seremos capazes de xingar o juiz de ladrão porque ele deixou de apitar aquele pênalti como se tivéssemos assistindo dentro do estádio, e isto é a verdadeira função dessa tecnologia, é a integração de um sistema complexo com o telespectador.
A TIC engloba tudo, e tudo mesmo, o maquinário (PC, notebooks, netboocks e ultrabooks, tablets, smartfones e ect) como também os sistemas (Android, Windows, OSXlion, Linux e etc) a comunicação de tudo isso que chamamos de network é o que faz sistemas diferentes se comunicarem sem exceção. De alguma forma estamos todos conectados no mundo por mais longe que possa estar e mesmo em condições desfavoráveis que viva, estamos todos conectados. 

Por: Alberto Gomes Paiva -  Analista e consultor de redes.


Postar um comentário

0 Comentários