O Bluetooth tem um curto alcance de 10m e interconecta vários dispositivos sem utilização de cabos, o nome BLUETOOTH (Dente Azul em português) foi uma homenagem ao rei dinamarquês do seculo X, Harald Blatand que tinha o apelido de BLUETOOTH, pois o mesmo tinha a capacidade de unir o povo dinamarquês.
O logo do Bluetoorh que está na imagem logo acima é nada mas que as letras H e B inicias do nome do rei Harald Blatand.
Sua arquitetura é a 802.15 IEEE, onde várias empresas já utilizam em vários equipamentos como exemplo celulares e notbooks.
Esta arquitetura tem como objetivos:
- Eliminar cabos e fios entre dispositivos fixos e moveis separados por pequenas distancias (até 10 metros);
- Facilitar comunicação de dados e voz;
- Ativar redes e fornecer sincronização automática entre vários dispositivos compatíveis com a tecnologia Bluetooth.
O grupo de empresas que atualmente desenvolve tecnologias para a arquitetura Bluetooth é chamado de Consórcio Bluetooth, e é formado por empresas como 3Com, Ericsson, IBM, Intel, Lucent, Microsoft, Motorola, Nokia, Toshiba dentre várias outras.
A tecnologia Bluetooth visa à conectividade num sentido mais amplo, envolvendo todos os equipamentos de uma mesma área pessoal, em especial os equipamentos que saem e entram na rede com certa ocorrência.
A rede Bluetooth opera na frequência de 2,4 GHz, sendo esta uma frequência não licenciada na maioria dos países. A primeira versão da arquitetura operava com velocidade de 1 MBit/s, e a atual versão opera com velocidade de 3 MBit/s. Um dos problemas na regulamentação do Bluetooth é o fato de esta arquitetura não utilizar uma frequência específica. A frequência é dita de 2,4 GHz, mas a frequência de uso varia de 2.400 MHz a 2.480 MHz.
Uma pessoa tem total controle para selecionar os equipamentos que farão parte da rede Bluetooth. Equipamentos dotados de chips Bluetooth, estando próximos, ficam em condições de estabelecer uma ligação automática, direta, particular e temporária, conhecida como Piconet.
Uma Piconet pode ser formada por mais de dois dispositivos Bluetooth, sendo que um deles será escolhido como “equipamento principal” e os demais secundários. O método de escolha é simples: o primeiro aparelho na Piconet é o principal.
Para realizar o acesso a uma rede Bluetooth, o equipamento deve realizar um processo chamado de Pareamento, que consiste em uma troca inicial de informações com o equipamento principal da rede, para a definição de seu Endereço Bluetooth e Autorização de Acesso, que pode ser realizada com ou sem pedido de senha.
Retirado da apostila do meu curso de Extensão em Gestão de Telecomunicações pela ESAB - http://www.uneb.esab.edu.br/
0 Comentários