Yamaha lança nova série CL de mesas digitais na Prolight+Sound 2012



Mantendo as funcionalidades essenciais que tornaram as mesas de mixagem digitais da Yamaha na referência do mercado nestes últimos 25 anos, a nova série CL proporciona uma experiência completamente renovada neste tipo de mesas, e a um preço reportadamente acessível. Isto, combinado com a qualidade sonora e as capacidades avançadas de edição áudio, fez com que este anúncio fosse, para já, o mais importante acontecimento da Prolight + Sound 2012.
A linha compreende três mesas de mixagem, a CL1, a CL3 e a CL5, que vão desde 48 até 72 entradas mono, mais 8 entradas estéreo. Todas elas possuem ainda 16 DCAs e 24 mixagens / oito barramentos de matriz de saída.
Baseando-se na comprovada interface de usuário Centralogic, a CL Series inclui múltiplas inovações e melhoramentos, incluindo funções avançadas Select Channel e potenciômetros com funcionalidade variáveis, definidas pelo usuário.
A equalização e os efeitos da CL Series também foram muito expandidos. Assim, temos incluída uma Effect Rack com tecnologia de modelação de circuitos analógicos VCM, bem como uma Premium Rack que inclui o equalizador Rupert Neve Designs Portico 5033 e o compressor/limitador Portico 5043, desenvolvidos em estreita colaboração com o próprio Rupert Neve.
Duas novas unidades rack de E/S, a Rio3224-D e a Rio1608-D, podem ser usadas numa grande variedade de combinações e configurações, comunicando através de uma rede de áudio digital escalável Audinate Dante. Podemos conectar até oito unidades rack de E/S a cada mesa CL, e também podemos configurar várias mesas CL de forma a partilharem a mesma unidade rack de E/S. Uma nova função de Gain Compensation adiciona a capacidade de combinar o controle FOH e de monitorização numa única rede, para uma melhor integração do som em ambiente ao vivo.
Para permitir a gravação direta multipista e teste de som virtual, as mesas CL vêm equipadas com controles de gravação dedicados para usar com o software Nuendo Live da Steinberg, rodando num computador Mac OS ou Windows.

Interface do usuário
No âmago de cada mesa de mixagem CL encontramos a comprovada interface de usuário Centralogic da Yamaha, que fará com que milhares de engenheiros e técnicos de som se sintam imediatamente em casa logo no primeiro contato com estas mesas.
No entanto, esta interface evoluiu consideravelmente, incorporando um visor de nova geração sensível ao toque (touch screen), e um conjunto de codificadores rotativos e botões de funcionalidade definível pelo usuário. Os novos faders proporcionam um excelente toque, visibilidade e precisão e são livremente configuráveis para permitir o controle de qualquer combinação de entradas, saídas ou para controlar os 16 DCAs. A superfície de controle também permite a visualização do nome das pistas em caracteres retroiluminados e editáveis por cima de cada fader, com possibilidade de atribuição de barras de cor. A CL1 e a CL3 também possuem a opção de instalar um painel de medidores (meter bridge) externo.

Qualidade do áudio
A qualidade e a preservação do carácter do áudio foram, notadamente, prioridades seguidas pela Yamaha no desenvolvimento destas mesas de mixagem. Além de terem prés de microfone desenvolvidos especificamente para elas, e delays em cada canal de entrada e de saída, as CL incluem ainda um conjunto de processadores de áudio de alta qualidade, que em nada desmerecem dos que usamos habitualmente em estúdio.
A Effects Rack traz-nos o equivalente a oito unidades de processamento SPX2000, bem como um conjunto de equalizadores e processadores de dinâmicas VCM, enquanto outros dois racks virtuais proporcionam acesso a mais 32 canais de equalizadores gráficos.
Contudo, a grande e provavelmente mais apetecível adição é aquela corporizada na Premium Rack. Desenvolvida pelo “Dr K” (Toshi Kunimoto) e pela sua equipe, a Premium Rack traz-nos um conjunto de processadores de dinâmicas e equalizadores de altíssima qualidade. A Yamaha mostra-se particularmente orgulhosa da ter colaborado estreitamente com Rupert Neve para incorporar os seus aclamados Portico 5033 EQ e Portico 5043 Compressor como elementos chave desta nova Premium Rack. Estes processadores vêm incluídos de fábrica em todas as mesas da série CL, eliminado assim a necessidade de qualquer gestão de plug-ins.
A propósito desta inclusão, é o próprio que diz: “Pela primeira vez temos a possibilidade de trazer a sonoridade Rupert Neve para o campo do som ao vivo, e isso deve-se inteiramente à tecnologia VCM da Yamaha. Acredito que o som destes processadores é indistinto do som analógico original”.

Solução escalável
Uma peça chave para tornar as mesas da série CL tão flexíveis é o par de racks de E/S, a Rio3224-R e a Rio1608-D, que são lançadas em conjunto, bem como o fato de estas mesas serem as primeiras a incluir de fábrica a capacidade de funcionar com a rede de áudio digital Dante.
Um sistema escalável é facilmente configurável interligando até oito racks de E/S através da Dante, proporcionando até 256 entradas. Pares de mesas CL podem também ser interligadas para permitir a gestão de necessidades de mixagem especialmente exigentes.
A conexão de sistemas de base é fácil, usando a funcionalidade de auto-configuração da própria mesa. Duas ou mais mesas podem partilhar as entradas de um conjunto de racks de E/S sem receio de alterações inesperadas nos níveis de volume, graças à inclusão da Auto Gain Compensation nas próprias racks de E/S. Com o novo modo de operação em 32-bit da Dante, a compensação de ganho pode ser efetuada sem afetar audivelmente a linha dinâmica.
“Estamos extremamente entusiasmados por colaborar com a Yamaha nesta extraordinária nova série de mesas de mixagem e racks de E/S,” diz Lee Ellison, CEO da Audinate. “A rede Dante proporciona uma solução plug & play flexível, de baixa latência e altamente escalável para interconectar sistemas de rede da Yamaha, Dante Virtual Soundcards ou qualquer outro equipamento compatível com Dante. Acreditamos que a combinação de tecnologias integradas nesta nova plataforma irá proporcionar uma experiência digital inultrapassável.”
A Rio3224 também inclui quatro saídas estéreo AES-EBU, que permitem manter o sinal digital até chegar ao amplificador. As novas mesas de mixagem incluem ainda três encaixes para placas MY no painel traseiro, mantendo a compatibilidade com todos os formatos de áudio existentes, permitindo ainda instalar placas mais recentes como a placa de processamento de altofalantes MY8-Lake, ou a placa de auto-mixagem MY16-Dugan.
Os três encaixes permitem ainda instalar entradas e saídas adicionais, que irão somar-se às oito entradas de microfone e oito entradas de linha incluídas.

Software de controle
O CL Editor é um editor dedicado em software que funciona em modo autônomo em tempo real ou diferido, tanto em Mac OS como em Windows. Incluindo todas as funcionalidades que os usuários já conhecem de outros programas Yamaha Editor, a novidade aqui reside no fato de já não precisar do Yamaha Studio Manager como hospedeiro.
Outros novos aplicativos incluem uma nova versão do StageMix for iPad, que permite um abrangente controle em modo wireless e foi expandido para incluir novas funcionalidades como o nome dos canais, controle do fader do DCA e tap tempo. Um detalhe importante é o fato de o CL Editor e o StageMix poderem rodar simultaneamente, permitindo opções muito flexíveis aos técnicos de som e técnicos de sistemas.
Por fim, também o software File Converter, igualmente da Yamaha, foi atualizado, para permitir o intercâmbio de arquivos entre a série CL e as mesas PM5D, M7CL e LS9.

Gravação
Cada cliente de mesas CL receberá uma cópia do novo programa de gravação Steinberg Nuendo Live, o qual foi desenhado especificamente para aplicações de gravação ao vivo. Disponível a partir de Julho, ele inclui funcionalidades que não estão disponíveis em nenhum outro programa de gravação ao vivo, e vai estar completamente integrado no ambiente de trabalho das mesas CL para proporcionar a máxima otimização e facilidade de utilização.
Graças à combinação com a Audinate Dante Virtual Soundcard (também incluída de origem em todas as mesas CL) os técnicos podem facilmente usar a rede Dante para gravar até 64 pistas de áudio tanto em Mac OS como em Windows.
“O Nuendo Live é não só ultra estável e fácil de usar como também se integra sem problemas na última geração de mesas de som ao vivo da Yamaha,” diz Andreas Steling, Managing Director da Steinberg. “Este é outro exemplo bem sucedido da forte relação existente entre a Yamaha e a Steinberg.”
Por fim, podemos fazer uma gravação básica em estéreo, usando a funcionalidade de gravação e reprodução estéreo via USB.

Definindo novos padrões
Tendo trabalhado em estreita colaboração com técnicos e empresas de aluguel de equipamento durante este último quarto de século, a Yamaha sabe que os requisitos chave para o sucesso de uma mesa de mixagem digital são a flexibilidade, a qualidade do áudio, facilidade de utilização e, claro, a bem conhecida reputação da empresa no que toca aos padrões de confiabilidade.
Com o advento da série CL, a Yamaha mostra-se confiante em que estes produtos atinjam o balanço perfeito entre funcionalidades inovadoras e potencial de desenvolvimento sonoro.
“A CL series idealmente irá responder a todas as necessidades usando a tecnologia atual” afirma Kazunori Kobayashi, General Manager da Pro Audio Division da Yamaha. “A colaboração entre a Yamaha, a Rupert Neve Designs, a Audinate e a Steinberg tornou possível o objetivo de disponibilizar um equilíbrio perfeito entre som, desempenho e funcionalidades que resulta numa capacidade de mixagem sem qualquer compromisso em termos de qualidade. Depois de um quarto de século de evolução, a CL Series representa mais um grande momento na história das mesas de mixagem digitais da Yamaha.”
A CL5 e a Rio3224-D deverão estar disponíveis na Primavera de 2012, enquanto a CL1, a CL3 e a Rio1608-D deverão estar disponíveis durante o Verão.
www.yamahamusical.com.br

Fonte: http://www.paudio.com.br/article.php?a=745

Postar um comentário

0 Comentários