2012 é um ano muito especial para a marca alemã de Heilbronn. A Beyerdynamic celebra este ano o seu 88º aniversário, um número mágico para a marca que sempre se afirmou como sinônimo de alta tecnologia no campo do áudio profissional. Sobretudo porque, num acaso de sorte, este é também justamente o ano em que o microfone clássico da marca, o M88 celebra os seus 50 anos. Para assinalar este duplo marco histórico, a Beyerdynamic decidiu comemorar com o lançamento de um modelo especial dos seus headphones DT 770 Pro, com um sistema de 32 ohm especialmente adequado aos novos dispositivos móveis e a identificação desse modelo como “Edição Limitada”. Um modelo excepcional que a marca vai colocar no mercado a um preço acessível desde já, decorrendo entretanto várias outras iniciativas no site da marca que permitirão ganhar souvenirs e estando em preparação uma exposição história de microfones e fones de ouvido da Beyerdynamic. |
A emergência do som para cinema foi aquilo que disparou a imaginação do jovem engenheiro e fundador da marca, Eugen Beyer, quando este criou os primeiros alto-falantes para cinema em 1924. Surge daí a origem da Beyerdynamic como uma das mais renomadas empresas especializadas em áudio. Em 1937, a sua empresa apresentou os primeiros fones de ouvido dinâmicos (DT 48), seguindo-se pouco depois o primeiro microfone dinâmico (M 19). O sucesso dos fones de ouvido e microfones da Beyerdynamic acompanhou a própria história da música no Séc XX. Em 1966 a turnê dos Beatles incluiu um fiel microfone E 1000 especialmente produzido para a banda, projetando a marca de Heilbronn para um patamar internacional. Nos anos 70 e 80, músicos como os Abba, Bob Dylan, Udo Lindenberg e muitos outros, ajudaram a popularizar os microfones da Beyerdynamic, tal como acontece ainda hoje. A empresa continua ainda hoje nas mãos da família Beyer, orgulhando-se do fato de terem atrás de si uma longa experiência e tradição. “O espírito pioneiro de Eugen Beyer continua connosco. A ligação estreita entre os empregados e a marca Beyerdynamic, assim como o enorme saber-fazer técnico da empresa faz com que os nossos produtos se diferenciem. A qualidade de som continuou a melhorar progressivamente ao longo dos anos, os métodos de produção foram sendo otimizados e a tecnologia adaptada aos requisitos modernos da acústica mais sofisticada”, afirma Wolfgang Luckhardt, director geral da Beyerdynamic. Atualmente a marca reconhece existirem novas exigências no mercado, em particular no campo dos sistemas auditivos para complementar a nova geração de dispositivos móveis, sendo esse um dos desafios que a Beyerdynamic está empenhada em enfrentar. “Reconhecer ainda cedo as tendências de mercado e sermos capazes de oferecer o produto certo no momento certo, é uma arte, especialmente num momento em que a concorrência asiática cresceu significativamente nos últimos anos”, acrescenta Luckhardt. No entanto, a Beyerdynamic está determinada em manter o seu posicionamento no topo do mercado e a continuar a simbolizar a qualidade “Made in Germany”. No atual portfólio da marca encontram-se clássicos que mantêm o carácter dos originais e mostram como os bons produtos podem ser atualizados e terem grande longevidade. Tal como acontece com o microfone M 88 de bobina móvel, o microfone de dupla fita M 130 ou com os fones de ouvido DT 48 headphones que são três exemplos dos melhores desenvolvimentos dos engenheiros da Beyerdynamic nos anos 50 e 60. Estes produtos ainda hoje estão no mercado com alterações muito pequenas e são dos produtos de maior sucesso no seu gênero. Ao decidir entrar com força na tecnologia de sistemas de conferência, a Beyerdynamic conseguiu já também assegurar uma boa posição num mercado em forte expansão. Com o sistema de conferências digital MCW-D, a Beyerdynamic conseguiu garantir mais um marco histórico, garantindo a transmissão segura de voz e sistemas flexíveis que são hoje tão importantes como a qualidade de som. A tecnologia Revoluto é ainda hoje única no seu gênero e é outro dos feitos históricos da marca nestes 88 anos, colocando o nome da Beyerdynamic numa posição ímpar sempre que se planeiam instalações de voz para discursos ou sistemas de conferência. Uma tecnologia que permite que a Beyerdynamic tenha hoje instalações de referência no parlamento alemão (Bundestag em Berlim), assim como no Deutsche Bank (em Frankfurt) e em grande parte dos edifícios governamentais e federais da Alemanha. A nível internacional, a tecnologia da Beyerdynamic é usada desde Bruxelas a Paris e Moscovo. 2012 é assim um ano de aniversário duplo para a Beyerdynamic, somando-se ao 88º aniversário da marca o aniversário dos 50 anos do icônico microfone M88 que permaneceu também como microfone padrão no rock e no blues todo este tempo. Com uma transmissão de alta qualidade e uma capacidade única de evitar o feedback, o M88 tem recebido os maiores elogios da indústria, desde o seu nascimento em 1962, quando foi logo selecionado como o único microfone oficial da visita da Rainha Elisabeth de Inglaterra à Austrália. Um microfone com uma história que vale a pena recordar. Um pouco de história O M88 é o microfone de eleição de artistas como Phil Collins, Elton John, David Bowie, Pat Benatar e muitos mais, esteve em destaque no palco do “Live Aid’, em inúmeros concertos mundiais e estúdios e continua a ser, ainda hoje, um dos microfones clássicos mais admirados dos anos sessenta. O Beyer M88 foi desenhado com a ideia de captar a voz ou instrumentos respondendo dinamicamente a altas pressões sonoras, sem perder o resultado da performance do cantor ou do instrumentista. As suas características de microfone dinâmico com padrão polar hipercardioide tornaram-no imediatamente um dos modelos de eleição em palco e em estúdio. O modelo original foi recentemente substituído pelo seu sucessor, mas esta alteração pouco mais adiantou que algumas melhorias a nível da eletrônica e um reforço na grelha de proteção. Tanto o M88 TG (TourGroup), como o original M88 são hipercardioides, suportando níveis de pressão acústica muito altos, com resposta dos 30 Hz aos 20 KHz, atenuação lateral de 23 dB aos 120º (na zona oposta à de captação). A construção é de metal, com finalização em preto (M88TG), ou no caso do original em niquelado. O que tornou este microfone um dos micros mais requisitados por técnicos de som de vivo, foi a sua capacidade de tanto poderem ser utilizados na captação de voz como na captação de bumbo (ou de outros instrumentos de grande dinâmica). Outra das suas aplicações (e onde também foi muito visto) foi como microfone de reportagem, sendo um dos microfones mais utilizados para esta função na década de setenta. Mas a nível musical, alguns músicos/cantores são usuários incondicionais deste modelo, sendo exemplo dessa dedicação Phil Collins, que na sua atuação no Live Aid no Wembley Stadium em Londres a última coisa que fez antes de sair de palco para voar para Filadélfia, foi retirar o seu Beyer M88 e guardá-lo. Claro que a primeira coisa que fez quando chegou aos Estados Unidos para a segunda parte do evento foi ligar o M88. Numa entrevista com Rob Colby, técnico de frente de Phil Collins, ele revelou então que a tournée “But Seriously” usava vários microfones Beyer, incluindo o M88, tanto na captação de vozes com de instrumentos. O microfone usado por Collins foi um M88 modificado para levar um emissor wireless e vários nas vozes de coro. Da mesma forma quando Phil Collins gravou o seu “MTV Unplugged” o microfone utilizado foi o M88, sendo o mesmo também utilizado em estúdio para refazer algumas partes. www.beyerdynamic.com Distribuição: www.playtech.com.br João Martins e António Gil |
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