Mesa de mixagemLine 6 StageScape M20d já disponível!




Foi a revolução anunciada no início do ano, durante o NAMM 2012 e foi a sensação da Prolight+Sound 2012 em Frankfurt. Agora, depois de já andarem a rodar as caixas StageSource e a fantástica tecnologia de rede L6Link, chega finalmente ao mercado a sensacional mesa de mixagem de interface tátil, StageScape M20d. E a Line 6 aproveitou bem estes meses de espera para tornar este sistema de mixagem inteligente realmente à altura das promessas feitas, tendo também aproveitado para tornar realidade a capacidade de controle remoto através de iPad introduzindo funções que permitem a qualquer grupo conectar diversos iPads à mesma rede e controlar todas as funções da mesa, não apenas da mixagem de som de frente, mas também as diferentes telas e parâmetros da mixagem de monitores. A promessa do primeiro sistema de PA realmente inteligente, pensado para músicos e não apenas para os técnicos de som começa assim a tornar-se realidade.
20.08.2012
A Line 6 acaba de confirmar que a mesa de mixagem digital StageScape M20d - a última peça que faltava no seu revolucionário sistema de mixagem para som ao vivo - já está disponível. Já elogiada por quem teve a oportunidade de a experimentar, esta mesa de 20 entradas com o seu ambiente de mixagem visual através de tela tátil prepara-se assim para conquistar o mercado. Um ambiente que permite controlar o som através de instruções simples e criativas, a StageScape M20d tem entradas e saídas que detectam automaticamente os sinais que a elas são ligados, inclui um sistema de efeitos profissionais completo para cada canal, funções de gravação multicanal, integração em rede digital com as caixas StageSource - de que existem 3 modelos diferentes já disponíveis - e controle remoto sem fios através da aplicativo dedicado para iPad. Uma forma de fazer som ao vivo diferente e que acelera todo o processo, ajudando sobretudo a obter o som ideal graças à inteligência integrada no sistema.
Dispensando os tradicionais faders e baseando-se numa deslumbrante tela tátil à cores (muito perto da qualidade da tela de um iPad), criando um ambiente de mixagem que inspirado na aplicação Main Stage do GarageBand só que bem mais completo, a StageScape M20d cria um ambiente de mixagem visual e verdadeiramente interativo, permitindo simplificar e acelerar o processo de obtermos um grande som ao vivo, numa solução intuitiva.
Reiventando o conceito, tal como a marca já fez antes com inúmeras outras categorias de produto, incluindo a modelação de som de guitarra, modelação de amplificação e efeitos e os microfones digitais sem fios com modelação das próprias cápsulas, a Line 6 StageScape M20d usa a sua enorme capacidade DSP para nos oferecer processamento de áudio profissional em cada canal, incluindo supressão de feedback em modo multibanda; gravação multipista integrada e capacidade de controle remoto sem fios através de um ou mais dispositivos iPad. Mas acima de tudo, a StageScape M20d oferece uma qualidade de áudio que promete conquistar o mercado, oferecendo uma solução de mixagem ideal para uma enorme variedade de aplicações em espectáculos.
“Para os músicos que se preocupam com o seu som ao vivo, obter resultados consistentes pode ser uma experiência morosa e frustrante – particularmente quando estes querem é concentrar-se na sua performance”, explica Simon Jones, vice-presidente de desenvolvimento para novos mercados da Line 6. “A StageScape M20d responde a todos esses desafios reinventando o processo de trabalho permitindo que os próprios músicos possam conseguir obter uma grande mixagem, rápida e facilmente. Com um design inteligente que reduz dramaticamente o tempo de configuração, uma tela tátil intuitivo que simplifica tarefas de mistura complexas e pré-amplificadores de microfone e efeitos de qualidade premium, para garantir a melhor qualidade de som, a StageScape M20d irá oferecer um grande som em toda uma variedade de situações”, afirma o executivo.
Tudo começa com uma representação gráfica do palco e dos elementos que vamos controlar, através de ícones que representam cada músico e cada entrada de sinal. Tendo uma série de codificadores variáveis que oferecem acesso imediato ao controle de nível, na sua função por defeito, com um único toque no ícone do músico respectivo, podemos acessar a todos os parâmetros que dizem respeito àquele canal, desde simples ajustes de equalização até à introdução de processamento e edição de poderosos efeitos.
A cadeia de sinal pode ser controlada através de uma superfície tátil simples, com eixos X-Y, onde ao simples arrastar do dedo podemos controlar parâmetros seleccionados como tornar a mixagem mais “bright” ou “dark”, sendo possível controlar múltiplos parâmetros ao mesmo tempo para se atingir o som que queremos. Ao mesmo tempo, o modo Deep Edit dá aos operadores mais experientes um acesso a todos os parâmetros, através de uma interface semelhante à dos plug-ins de processamento.
Além disso, a StageScape M20d simplifica a configuração do sistema de som, detectando automaticamente se estamos plugando uma fonte de microfone ou de linha e com saídas que são capazes de detectar quando existe uma conexão feita, configurando automaticamente o ganho do canal, a equalização, dinâmica e encaminhamento de sinal.
Além disso, a mesa oferece uma série de opções de gravação, permitindo gravar todas as fontes de entrada em sinal digital de alta resolução – arquivos WAV a 24-bit – diretamente para um cartão de memória SD ou uma drive USB, ou diretamente para computador através do interface USB integrado, permitindo assim registar cada ensaio e cada concerto.
Explorando também a enorme experiência da Line 6 na área do processamento de áudio, a mesa StageScape M20d inclui efeitos profissionais em todos os canais, permitindo ter equalizadores totalmente paramétricos, compressores multibanda, supressão de feedback e mais. Além disso, temos quatro efeitos master em estéreo à disposição, incluindo reverberações com qualidade de estúdio, delays e um duplicador vocal. Para facilitar a tarefa, basta “dizer à mesa” que o sinal de uma determinada via é uma guitarra, uma voz ou uma caixa e a mesa inclui já uma série de programas de fábrica adequados, permitindo atingir rapidamente resultados ideais, facilitando assim a vida de toda a gente e permitindo que sejam os próprios músicos a programar a sua mixagem, configurando os seus próprios canais rapidamente.
É aqui que entre o controle remoto por iPad – uma função que a Line 6 não poderia naturalmente deixar de fora, até porque é uma área em que a marca vem investindo e porque o ambiente gráfico da tela tátil central à StageScape M20d é extremamente similar ao que podemos ter no iPad. A mesa StageScape M20d permite usar um ou mais iPads (com um acessório WiFi USB opcional), o que significa que podem ser os próprios músicos, remotamente, a ajustar os seus próprios canais ou toda a mixagem, onde quer que se encontrem. Desta forma, mesmo que não se use a mesa para som de frente, a banda pode usar a StageScape M20d para ajustar as suas mixagem de monitores individualmente. Se tiverem um amigo técnico de som que vá lá “dar um jeito”, ele até pode andar com o iPad por diferentes partes da sala e ir fazendo ajustes ao som.


Controlo de PA em rede
Para este efeito, a Line 6 criou e patenteou o protocolo de rede digital L6 LINK que permite que a mesa StageScape M20d sirva para configurar e controlar diretamente sistemas de PA completos de qualquer dimensão. Com esta mesa, a Line 6 lançou a linha StageSource de caixas de PA ativas e subwoofers, bastando plugar a mesa às caixas através da rede L6 LINK e o sistema ajusta automaticamente os sinais estéreo e efeitos, permitindo ajustar os níveis dos componentes individuais de cada coluna e mesmo ajustar o seu desempenho.
Ou seja, quando plugados através de rede L6 LINK, a mesa StageScape M20d e os sistemas de PA StageSource da Line 6, tornam-se assim no primeiro sistema completo de som ao vivo capaz de se auto-configurar de acordo com os desejos do operador – daí que a Line 6 insista na expressão “inteligente”.
Em conjunto, a mesa e estes sistemas PA redefinem o paradigma da mesa de mixagem ao vivo, oferecendo uma experiência de som “inteligente” em que toda a cadeia de som está integrada, desde as fontes de sinal até à sua reprodução nas colunas, criando um ecosistema em vez de uma combinação linear de componentes.
Em termos de especificações, esta mesa StageScape M20d tem 12 entradas de sinal controladas digitalmente, com capacidade de detectar se são sinais de linha ou de microfone, mais quatro entradas adicionais de linha, sem pré-amplificação e duas entradas estéreo para ligar leitores MP3 ou outras fontes de sinal (20 no total). Temos duas entradas de sinal digital, do interface USB integrado para conexão ao computador, ou recebendo sinal da drive USB ou de um cartão de memória SD. Existe ainda memória interna de gravação rápida, para efeitos de sound check, por exemplo.
Depois temos quatro saídas balanceadas em XLR para monitores e duas saídas balanceadas XLR para som de PA – todas com capacidades de detectar automaticamente os equipamentos ligados.
Finalmente, temos a conexão de rede digital multicanal L6 LINK, para integrar as caixas StageSource com suporte deste protocolo.
O controle da StageScape M20d é feito numa tela a cores de 7 polegadas, multi-tátil, sendo o processamento interno baseado num sustema 32 bit com vírgula flutuante, oferecendo memória interna suficiente para armazenar um número praticamente ilimitado de configurações, memórias de cena e programas de processamento para cada canal.


João Martins


Postar um comentário

0 Comentários