Chrome 21 se prepara para o padrão WebRTC



Com o lançamento do Chrome 21, aplicativos web podem agora acessar diretamente câmera e microfone do sistema local. Ao invés de exigir um plugin específico, essa nova versão estável do navegador baseado em WebKit inclui uma nova API HTML5 chamada getUserMedia -- atualmente umW3C Editor's Draft -- para fornecer aos aplicativos web acesso à câmera e microfone. PAra fins de segurança, usuários deverão explicitamente garantir permissão para o acesso ao hardware.
Shijing Xian, engenheiro de software do Google, afirmou que essa nova versão é o "primeiro passo" do Chrome para implementar o padrão Web Real Time Communication (WebRTC), que permite que navegadores usem JavaScript para controlar comunicações em tempo real. O acréscimo do suporte à API getUserMedia também permite recursos como a detecção de movimento e efeitos de vídeo em tempo real -- uma demonstração, da StinkDigital, permite que os usuários toquem um xilofone com os gestos da mão, já outro aplicativo web chamado HTML5 Webcam Toy usa fragmentos de shaders WebGL (GLSL) para aplicar efeitos especiais em tempo real sobre o vídeo de uma câmera.
Outras mudanças incluem o acréscimo do Gamepad JavaScript API que permite que controladores de jogos possam ser usados em jogos baseados na web, e melhorias na tecnologia Cloud Print do Google, que permite que os usuários imprimam documentos através da web de PCs, smartphones e tablets. Em sistemas Mac OS X, o Chrome 21 agorasuporta a nova tela Retina (HiDPI) presente nos laptops MacBook Pro mais recentes.
A versão 21 do Chrome também fecha um total de 26 falhas de segurança no navegador. Esses incluem integer overflows, erros use-after-free e escritas out-of-bounds no visualizador PDF, além do problema use-after-free no CSS DOM, e um buffer overflow no decodificador de imagens no formato WebP, todos classificados como de "alta severidade" pela empresa. Uma vulnerabilidade crítica na manipulação de abas e um processo de severidade média no processo de interferência entre-processos em renderizadores que afetavam sistemas Linux também foram corrigidos.
Uma lista completa de correções de segurança podem ser encontrados em uma entrada no blog Google Chrome Releases. O Chrome 21 está disponível para download no site google.com/chrome para Windows, Mac OS X e Linux; usuários do navegador podem atualizá-lo usando o recurso de atualização embutido. Chrome foi construído a partir do Chromium, o projeto do navegador em código aberto que é mantido pelo Google.

Postar um comentário

0 Comentários